top of page

Uma plataforma de diálogo 

O projeto  DIVERCROP em Portugal pretende criar uma plataforma de diálogo estruturado e regular sobre a dinâmica dos sistemas agrícolas nos municípios de Alcoutim, Mértola e Serpa.

Para responder a estas questões a equipa do projeto organiza sessões de co-construção de conhecimento com base em abordagem participativas com os agentes territoriais.

Nesta página pode encontrar informações sobre as próximas sessões bem como os respectivos relatórios.

Enquanto projecto de investigação, o projecto DIVERCROP também tem como objectivo recolher dados e partilhar os seus resultados com a comunidade científica.


Das actividades do projecto, resultaram dois artigos em revistas com arbitagem científica:


  • Esgalhado, C., Guimarães, H. (2020) Unveiling Contrasting Preferred Trajectories of Local Development in Southeast Portugal. Land 9(3), 87


Com a análise dos dados das entrevistas e jogo do território feitos em Serpa, Mértola e Alcoutim e que pode ser consultado aqui


  • Esgalhado, C., Guimarães, H., Debolini, M., Guiomar, N., Ferraz de Oliveira, I., Lardon, S. (2020) A holistic approach to land system dynamics – The Monfurado case in Alentejo, Portugal. Land Use Policy 95


Sobre o trabalho de uma sessão "de treino" das metodologias usadas no projecto e que usou o Sítio de Monfurado como caso de estudo. Pode ser consultado na integra aqui, até dia 12 de Maio.


A equipa aproveita para agradecer uma vez mais a todos pela sua participação, que faz este tipo de trabalho possível!

No dia 26 de Novembro teve lugar a 3ª sessão participativa do projecto, no CADES, Serpa.

Nesta sessão discutiu-se o conceito de agroecologia nas suas diferentes vertentes, focando o seu pontencial enconómico (apresentação aqui), bem como novas iniciativas agroecologicas em Portugal (apresentação aqui).

Falou-se ainda sobre agricultura de conservação e o uso eficiente da água (apresentação aqui).


Em grupos de trabalho, reflectiou-se sobre recomendações e boas práticas agroecológicas com base em casos reais.


O relatório da sessão pode ser consultado aqui.

A próxima sessão organizada pelo projecto terá lugar dia 26 de Novembro no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa (CADES). Tal como escolhido pelos participantes na sessão anterior o tema será Agroecologia em zonas semi-áridas, com foco na gestão eficiente da água.


O programa final poderá ser descarregado aqui


A sessão é gratuita e aberta a todos os interessados mas sujeita a incrição prévia através de:

915089008 (Catarina Esgalhado)


bottom of page