top of page
divercrop.jpg
DIVERCROP - Dinâmicas da paisagem na bacia do Mediterrâneo a diferentes escalas como indicador para a diversidade de espécies e sistemas de alimentação local.
​

É um projecto de investigação internacional com parceiros em França, Espanha, Tunísia, Algéria, Malta, Itália e Portugal. Com este projecto procura-se identificar os principais motores de mudança a diferentes escalas, desde local até à da bacia do Mediterrâneo; bem como relacionar alterações nos sistemas produtivos com mudanças na diversidade de espécies e na disponibilidade de alimentos para consumo.

Cada parceiro têm um caso de estudo. Em Portugal a área de estudo é constituida pelos concelhos de Serpa, Mértola e Alcoutim.

casos de estudo.png

Objectivos: Este projeto procura sublinhar as dinâmicas atuais entre as práticas agrícolas no mediterrâneo, a diversidade das espécies e os sistemas de alimentação locais a diferentes escalas. Partindo do principio que  1) as dinâmicas atuais de uso do solo na região mediterrânea podem aumentar, em muitos casos, as situações de uso do solo em mosaico (dentro de áreas agrícolas onde se verificaram mudanças nas práticas agrícolas, em situações peri-urbanas onde existe competição do uso de solo - entre agricultura, urbano ou em áreas semi-naturais onde se existem sistemas agrícolas extensivos) e 2) esta diversidade é um indicador de espaços onde, por um lado a evolução dos sistemas mistos ecossistemas/agricultura pode servir de base para uma nova agricultura sustentável e, por outro, existe a capacidade para o desenvolvimento de sistemas de alimentação locais (uma área homogénea de agricultura monoespecifica normalmente não é favorável aos novos sistemas agrícolas integrados). Pretende-se assim uma avaliação da diversidade dos sistemas agrícolas e as consequentes mudanças na região mediterrânea (e.g. intensificação, extensificação, urbanização e abandono da terra) tendo em conta os fatores condicionantes (geográficos, agronómicos ou socio-económicos). Neste contexto pretende-se avaliar o impacto destas mudanças na agricultura e na diversidade das espécies a diferentes escalas e como esta medida de diversidade permite localizar potenciais áreas para implementação de sistemas de alimentação local.

​

Financiamento: FCT - ARIMnet2 programa (FP7 - ERA-NET nº 618127; Mediterranean Agriculture)

Projecto Nº: ANR-16-ARM2-0003-01

Duração: 2017-2020

​

O Divercrop em Portugal

​

O projeto  DIVERCROP em Portugal pretende criar uma plataforma de diálogo estruturado e regular sobre a dinâmica dos sistemas agrícolas nos municípios de Alcoutim, Mértola e Serpa.

 

Especificamente o projeto foca as seguintes questões:

  • Que sistemas agrícolas existem e se pretendem desenvolver no futuro?

  • Como é que a produção agrícola local se relaciona com o sistema alimentar local? Qual o futuro desta relação?

  • Como é que a produção agrícola se relaciona com a utilização dos recursos hídricos existentes? Que futuro se pretende?

 

Para responder a estas questões a equipa do projeto organiza sessões de co-construção de conhecimento com base em abordagem participativas com os agentes territoriais.

 

Os agentes territoriais são entendidos como todas as instituições e individualidades que desenvolvem ações concretas no território. Todas estas ações contribuem para a presente e futura dinâmica no território. O projeto pretende apoiar estas ações através da criação de um espaço de reflexão conjunta, partilha de conhecimento e criação de novas sinergias.

​

As sessões são abertas a todos os interessados através de uma inscrição prévia. 

As sessões seguem uma metodologia que pretende promover o dialogo equitativo e como tal é necessário respeitar as condições base de funcionamento. Como tal, as inscrições são limitadas.

​

Divercrop_pt
bottom of page